5 Curiosidades da Ucrânia

 

Para os descendentes de ucranianos no Brasil e em Portugal, e também para quem planejar viajar ao país, este artigo lista 20 curiosidades da Ucrânia com base em minhas anotações durante as duas visitas que fiz para lá até agora. Se você quer saber um pouquinho mais deste país além de mulheres lindas e dos estereótipos associados à vodka, aqui vamos. Na verdade, a Ucrânia tem uma interessante história e cultura, que está renascendo após o país sair do cortina de ferro soviética.

Tryzub

tryzub, ou tridente, é o emblema de Kyivan Rus e da moderna Ucrânia, um símbolo nacional. Durante a era Kyivan Rus, o tridente foi considerado a marca do Príncipe Svyatoslav. Imagens dessa insígnia foram encontradas em tijolos de igrejas, castelos e palácios. Pesquisadores ainda não encontraram nenhum consenso sobre a origem do tryzub. Enquanto alguns pesquisadores associam o tridente a um falcão, um símbolo dos eslavos antigos, outros o associam aos governantes bizantinos.


Idiomas

O ucraniano e o russo são os idiomas diariamente falados na Ucrânia. Durante a União Soviética, o russo era a língua internacional nos países que a integravam, entre eles a Ucrânia. O que é curioso na Ucrânia é que ucranianos falam ambos os idiomas ao mesmo tempo nas conversas diárias, na TV, na rádio; a toda hora eles trocam do ucraniano para o russo e vice-versa. Entre os mais jovens, o inglês vem sendo cada vez mais falado, a proporções bem maiores que no Brasil, por exemplo. Então, não há que se preocupar com barreira de idioma nas cidades mais visitadas.

Alfabeto Cirílico

Tanto o idioma ucraniano quanto o russo são escritos em alfabeto cirílico, com a diferença de algumas letras da língua ucraniana que não existem na russa – as letras і,ї e ґ. Aos que viajarem à Ucrânia, recomendo que aprendam e é mais fácil que se imagina – para cada letra, um som. Basta memorizá-las. Tive a chance de aprender o cirílico na Sérvia e foi uma ferramenta importante quando viajei pela Bulgária (onde o alfabeto foi inventado), Rússia, Bielorrússia e na própria Ucrânia. Tudo nestes países está escrito em cirílico, das placas de ônibus às estações de metrô, trens e os letreiros nas ruas.

Mulheres Lindíssimas

Ucrânia já é famosa por mulheres lindíssimas e foi lá onde vi a maior proporção de mulheres lindas por metro quadrado, além da Rússia e da Bielorrússia. Loira

, morenas, ruivas; altas e baixas; de olhos claros e de olhos escuros; de vestido, salto alto, banho tomado, bem-arrumadas. E o mais importante, são femininas, ao contrário do que se vê pelo centro e norte da Europa.


Bulava

Uma bulava é uma maça (arma medieval) com uma bola sólida e pesada presa a um cabo de metal ou madeira, equipada com pontas e lâminas. Esta arma foi amplamente usada por guerreiros ucranianos desde a era Kyivan Rus e é um símbolo de poder para um líder eleito. Após o aparecimento dos canhões e armas de fogo, a bulava aos poucos foi caindo em desuso. Essas maças eram eficazes em duelos contra um inimigo de armadura.


Agências de Casamento

Não sei por que motivo, mas o fato é que na Ucrânia e em outras ex-repúblicas soviéticas (incluindo a Rússia), o número de mulheres supera o de homens na casa de alguns milhões. Ainda na minha primeira visita a Kyiv, me chamou a atenção quando vi uma placa de agência de casamento, escrita em inglês “Marriage Agency” em alguma rua próximo ao centro da cidade. Enquanto sobram mulheres procurando um marido na Ucrânia, sobram homens na Europa Ocidental tal como em algumas partes dos EUA de saco cheio com feministas chatas que parecem skatistas. São esses homens que contratam os serviços das agências de casamento e sites do ramo (no lugar deles, eu faria o mesmo). Não me pergunte como isso funciona, eu nem Tinder uso. Para mim, namoro virtual é coisa de gente estranha…






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o Nepal, um país único por descobrir