Fatos sobre a Indonésia que podem soar bastante curiosos para os brasileiros
Conhecida por cenários cinematográficos e por ser o destino de milhares de turistas em todo o mundo, a Indonésia é um país cheio de mistérios, formado por diversas culturas antigas e influência de muitos outros países. Apesar disso, nem todo mundo sabe como esse arquipélago pode ser diferente, em muitos aspectos, da nossa cultura ocidental.
Nós, do Incrível.club, adoramos explorar novos lugares e conhecer hábitos e costumes que expandem a nossa percepção do mundo. Por isso, reunimos alguns fatos muito interessantes sobre a Indonésia. Confira aí!
1. É o maior país formado por ilhas, com mais de 17 mil
2. Em Bali, os bebês não tocam o chão durante os primeiros três meses
Os bebês não tocam o chão durante os três primeiros meses, pois eles são considerados muito puros para ter contato com o solo. Assim, eles passam de mão em mão entre os parentes para evitar que sejam “contaminados”. Quando o período passa, há uma cerimônia na qual o recém-nascido é finalmente posto no chão.
Outra tradição local que envolve o nascimento é o Setra ari ari, que consiste em pendurar a placenta, dentro de cocos vazios, em árvores de um cemitério. A crença é que isso protegerá a criança contra certos males no futuro. Esse costume local atrai vários visitantes e foi classificado como Patrimônio Cultural Imaterial do país.
3. É o país com a menor estatura média do mundo
4. A Indonésia é o segundo país com maior nível de biodiversidade do mundo, depois do Brasil
Para ter uma ideia de quão grande é a biodiversidade da Indonésia, 60% do território é coberto por florestas. Nesse quesito, ela só fica atrás do nosso querido Brasil. Já em número de espécies endêmicas — que só existem por lá — o país também está em segundo lugar, depois da Austrália. Inclusive, a fauna e a flora da Indonésia são mais asiáticas ao oeste e australianas ao leste, afinal, as ilhas que a compõem já foram um dia unidas a esses dois lugares. Além disso, a Indonésia faz parte do Triângulo de Corais, região com a maior diversidade de animais de recifes de corais.
5. Não é comum usar chuveiro para tomar banho
O Kopi Luwak é considerado o café mais caro do mundo, podendo chegar a mil dólares o quilo. Para obtê-lo, os produtores contam com a participação da Civeta — um mamífero da família dos suricatos —, que tem papel importante no beneficiamento desse produto. O fruto desse café é digerido pelo animal e a semente é excretada em perfeito estado para ser resgatada, limpa e processada, tornando-se um ingrediente culinário de características únicas.
Por ser um processo lento e trabalhoso, o resultado é de, em média, 230 kg de café por ano, sendo essa a razão de seu alto valor de mercado. Baristas — que são os especialistas em café — descrevem o sabor da bebida como uma mistura de “suco de uva com chocolate”, menos amargo e menos ácido que os cafés tradicionais.




.jpg)


Comentários
Postar um comentário