curiosidade sobre a coreia do norte


Bora! descobrir algumas bizarrices do país mais fechado do mundo?

No mês de abril a INVICTUS enviou um guerreiro para conferir de perto o regime de Kim Jong-un. Essa expedição tratou de documentar o que há por trás de tanto pano de mistério, como você pôde conferir nas reportagens anteriores (post 1 – post 2), mas também serviu para desmistificar algumas visões ocidentais sobre a Coreia do Norte. Nos tópicos a seguir selecionamos imagens exclusivas e curiosidades daquelas que são bacanas de compartilhar num bate-papo com os amigos. Preparados?

Vamos começar pelo essencial para entrar em qualquer nação, o visto. Cada país tem suas regras para a emissão de vistos de entrada. Eles variam de acordo com as relações políticas entre as partes. No caso de brasileiros, entrar na Tailândia, por exemplo, é simples, basta apresentar o passaporte; já nos Estados Unidos o processo é mais chato. Mas, e para a temida Coréia do Norte?

Por incrível que pareça, nosso enviado conta que o visto para a Coréia do Norte foi um dos mais fáceis de se conseguir em toda sua história na estrada. Como a entrada só pode ser feita por meio de agências de viagem autorizadas pelo governo, é o próprio pessoal de turismo quem agiliza toda a documentação. Basta preencher o formulário de uma folha, pagar o equivalente a R$ 200,00 e pronto.

A parte ruim é que seu passaporte não recebe o carimbo, o único documento é esse da foto, que também não fica com você de lembrança, tem que entregar na saída do País.



Mistério. O Hotel Yanggakdo guarda um “lugar que não existe” na Coréia do Norte, o quinto andar. Nosso enviado se hospedou neste que é um dos únicos hotéis do País e comprovou a ausência do botão 5 no elevador. Quando perguntados, os guias apenas diziam que se tratava de uma área para funcionários do hotel.

É claro que esse tipo de coisa desperta o instinto aventureiro em forasteiros. Mas, se tratando de Coréia do Norte, qualquer deslize pode significar morte. Lembra do estadunidense que foi preso e condenado a trabalhos forçados, sendo libertado em coma para morrer nos Estados Unidos? Então, seu crime foi invadir o quinto andar do hotel e tentar furtar um cartaz de propaganda política.

Recentemente a BBC publicou artigo sobre o local misterioso. Saiba mais aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o Nepal, um país único por descobrir